Dia do Soldado
por Rotary Club do Rio de Janeiro-Tijuca
Em 1923, o dia 25 de agosto passou a ser comemorado o Dia do Soldado em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, e que se tornou o patrono do Exército Brasileiro. Duque de Caxias residiu no Engenho Velho, hoje o bairro da Tijuca, e foi frequentador das missas da Igreja de São Francisco Xavier.
A Tijuca mantém em sua área o 1º Batalhão de Polícia do Exército, o Berço da Polícia do Exército, o histórico Batalhão Marechal Zenóbio da Costa, unidade militar cujo pátio leva o nome do General Domingos Ventura, bravo soldado que como civil e rotariano presidiu o Rotary Club de Irajá.
Duque de Caxias foi frequentador da Igreja de São Francisco Xavier. Em 1869, após suas vitórias na Guerra do Paraguai, o Duque recusou celebrações em sua homenagem e sugeriu que os recursos fossem destinados à reforma do templo, que enfrentava estado de degradação. Proclamou uma frase célebre que está registrada na própria igreja: Quando a casa de Deus está em ruínas, o soldado não recebe festas. Ide reconstruir a igreja da minha freguesia do Engenho Velho.
Assim é a Tijuca: Um Bom Lugar para se Viver!






