Dia Mundial da Não Violência e da Cultura de Paz

por Rotary Club do Rio de Janeiro-Tijuca

Por Siomara Castro Presidente da Comissão de Imagem Pública
Por Siomara Castro Presidente da Comissão de Imagem Pública

A Organização das Nações Unidas - ONU, desde 1948, estabeleceu o dia 30 de janeiro como o Dia Mundial da Não Violência e da Cultura de Paz, em homenagem ao pacifista Mahatma Gandhi, assassinado nesse dia. A data sugere uma agenda de temas e ações para o engajamento pessoal de cada um de nós, numa forma de promover educação para que os povos tenham paz, solidariedade, respeito pelos direitos humanos e que busquem a mediação de conflitos.
O Rotary cria ambientes propícios à paz. Como organização humanitária, a paz está no centro da nossa missão. Nós acreditamos que, quando as pessoas trabalham em prol da paz nas suas comunidades, isso pode ter um impacto global.
Por meio de projetos e do apoio a bolsas de estudo na área da paz, nossos associados entram em ação para lidar com as causas dos conflitos, como pobreza, discriminação, tensões étnicas, falta de acesso à educação e desigualdade social.
Nosso compromisso com a consolidação da paz aborda novos desafios. Estamos abordando o conceito de paz com mais coesão e inclusão, ampliando o escopo do significado de consolidação da paz e encontrando mais maneiras de as pessoas se envolverem.
A paz é mais do que apenas a ausência de violência — é a criação e manutenção de sociedades em que as pessoas possam prosperar. Ao colaborar com o Instituto para Economia e Paz - IEP, o Rotary oferece aos seus associados os recursos e as ferramentas de que precisam para se tornarem agentes da paz em suas comunidades.
Somos construtores da Paz. Junte-se a Nós!

Localizar site dos clubes