Dia Internacional da Música

por Rotary Club do Rio de Janeiro-Tijuca

Por Siomara Castro Presidente da Comissão de Imagem Pública
Por Siomara Castro Presidente da Comissão de Imagem Pública
O Dia Internacional da Música é celebrado em 1º de outubro.
A ideia para criar o Dia Mundial da Música surgiu a partir de uma iniciativa da UNESCO, em 1975, através da International Music Council – uma organização não-governamental, fundada em 1949, e que tem o objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos com o auxílio da música.
A música exerce uma profunda influência nos seres humanos, sendo capaz de emocionar, alegrar, surpreender, aterrorizar e etc. Consegue despertar todos os sentimentos, até os mais profundos.
Ela sempre esteve presente na história da humanidade, desde as tribos mais primitivas de seres humanos, seja como uma produção de cunho cultural e religiosa ou voltada exclusivamente para o entretenimento.
Trata-se de uma das mais antigas manifestações artísticas da humanidade, pois todos já nascemos com as pulsações do coração, que são consideradas a primeira música que escutamos e produzimos.
A Tijuca se orgulha de ser o berço de um de seus mais pródigos filhos, Antônio Carlos Jobim, nascido em 1934 na rua Conde de Bonfim, nº 643, ao lado da Igreja Maronita.
No bairro funciona desde 2007, com intensa atividade artística, o Centro Municipal de Referência da Música Carioca Arthur da Távola, no antigo Palacete Garibaldi.
Também na Tijuca estão imortalizados em Praças Públicas Lamartine Babo e Aldir Blanc. 
E o Rotary da Tijuca tem o orgulho de contar com a Companheira Ana Lucia de Albuquerque de Souza e Silva em seus quadros, exímia pianista. Saudações a todos os que abraçam, com seu talento, essa nobre atividade.

Localizar site dos clubes