Dia do Soldado
por Rotary Club do Rio de Janeiro-Tijuca
Em 1923, o dia 25 de agosto passou a ser comemorado o Dia do Soldado em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, e que se tornou o patrono do Exército Brasileiro. Duque de Caxias residiu no engenho Velho, hoje o bairro da Tijuca, e foi frequentador das missas da Igreja de São Francisco Xavier.
A Tijuca mantém em sua área o 1º Batalha de Polícia do Exército, o Berço da Polícia do Exército, o histórico Batalhão Marechal Zenóbio da Costa, unidade militar cujo pátio leva o nome do General Domingos Ventura, bravo soldado que como civil e rotariano presidiu o Rotary Club de Irajá.
Em homenagem ao Dia do Soldado o Rotary da Tijuca fez o plantio da Árvore da Amizade 2024, antecedendo a formatura do Batalhão no dia 22 de agosto , com descerramento de placa alusiva a data pelo Presidente Sérgio Paulo e o Comandante, Tenente Coronel Gustavo Lima, em que firma a seguinte declaração: O Rotary da Club do Rio de Janeiro - Tijuca homenageia e celebra a presença do 1º Batalhão de Polícia do Exército em solo tijucano pelo transcurso do Dia do Soldado. Viva o bravo soldado brasileiro.






