100 ANOS DO ROTARY NO BRASIL
Um centenário de histórias é celebrado no Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro, em 2023, foi palco das comemorações do centenário da fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro, o primeiro Rotary Club do Brasil e de todos os países de língua portuguesa – um marco nos laços de amizade. O Rio de Janeiro, segunda maior economia do país recebeu as comemorações dos 100 anos do Rotary no Brasil.
Companheiros de todos os Distritos de Rotary do Brasil, marcaram presença no evento que aconteceu de 25 de fevereiro a 5 de março, com a presença da presidente do RI, Jennifer Jones, a primeira mulher a servir como presidente de Rotary International, associada do Rotary Club de Windsor-Roseland, no Canadá.
Entre as atrações, a exemplo de Paul Harris, que lançou o costume conhecido como plantio da árvore da amizade, Jennifer plantou uma muda de Laranjinha-do-Mato no Jardim Botânico, mesmo local em que o fundador do Rotary, promoveu tal ato no ano de 1936.
A Laranjinha-do-Mato (Eugenia spaciosa) é originária da Mata Atlântica nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, conhecida como uma espécie rústica que se adapta bem a diversos tipos de solo ou de clima, podendo facilmente ser conduzida em vasos ou direto no solo e muito útil para o reflorestamento pois seus frutos atraem a fauna.
Outro momento marcante foi a inauguração da Placa Comemorativa do Centenário – Estação do Trenzinho do Corcovado e os seminários que debateram diversos temas como Diversidade e Empoderamento, Educação, Saúde e Meio Ambiente.
A Presidente foi recepcionada pelo GD. 2022-23 do D.4571 Luiz Carlos Fávaro e Kátia Fávaro, sua esposa, além de diversos governadores e companheiros deste e de outros Distritos do Brasil.
A Presidente foi recepcionada pelo GD. 2022-23 do D.4571 Luiz Carlos Fávaro e Kátia Fávaro, sua esposa, além de diversos governadores e companheiros deste e de outros Distritos do Brasil.
Vejam agora várias fotos dos eventos dessa maravilhosa comemoração.






