Qual é o escopo da SAÚDE MATERNO-INFANTIL?

Aproximadamente 810 mulheres morrem todos os dias de causas evitáveis ​​relacionadas à gravidez e ao parto.
Aproximadamente 810 mulheres morrem todos os dias de causas evitáveis ​​relacionadas à gravidez e ao parto.

Saúde Materna e Infantil refere-se à saúde da mulher durante a gravidez, parto e período pós-natal, e a saúde das crianças menores de cinco anos.

Segundo a OMS, nos países em desenvolvimento, 1 em cada 45 mulheres corre o risco de morrer por causas relacionadas à gravidez, parto e cuidados pós-parto, em comparação com 1 em 5.400 nos países desenvolvidos. Cerca de 94% das mortes maternas ocorrem em países em desenvolvimento, e 80% delas podem ser evitadas com acesso a serviços de saúde reprodutiva, assistência pré-natal durante a gravidez, assistência especializada durante o parto e assistência pós-parto. Além disso, estima-se que 5,2 milhões de crianças menores de cinco anos morreram principalmente de causas evitáveis ​​e tratáveis.

O Rotary apoia atividades e treinamentos que melhoram a saúde materna e reduzem a mortalidade de crianças menores de cinco anos. Nossos projetos melhoram o acesso aos cuidados, expandem os serviços médicos, fornecem equipamentos médicos e treinam os profissionais de saúde. Esteja você planejando um projeto de serviço, fazendo parceria para um Subsídio Global ou até mesmo buscando se inscrever no concurso de subsídios de Programas de Escala, as intervenções devem ser baseadas em evidências e centradas na comunidade.
Rotarianos de todo o mundo têm respondido ao chamado à ação em saúde materno-infantil: estamos treinando profissionais de saúde na Índia, instalando sistemas de vigilância de morbidade e mortalidade materna na Nigéria e imunizando crianças contra doenças evitáveis ​​por vacina nas Ilhas do Pacífico .

O Rotary continua comprometido com a saúde materno-infantil, e os associados podem continuar a agir da seguinte forma:

  • Apoiar programas de treinamento para profissionais de saúde e agentes comunitários de saúde;
  • Apoiar projetos que proporcionem acesso ao pré-natal em comunidades carentes e vulneráveis;
  • Educar as pessoas sobre a necessidade de cuidados pré-natais no início da gravidez;
  • Programas de apoio que fornecem imunizações contra doenças evitáveis ​​por vacina para crianças menores de cinco anos;
  • Fornecer informações e acesso a testes e tratamento para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis e apoiar projetos que trabalhem para a eliminação da transmissão vertical do HIV, aumentando o acesso a testes e medicamentos antirretrovirais.

Os rotarianos podem continuar a envolver o Quadro de Assessores Técnicos e Grupos de Ação do Rotary especializados em Saúde Materna e Infantil, organizações comunitárias que atendem a necessidades de saúde semelhantes, e capacitar os membros da comunidade a tomar decisões informadas sobre sua saúde.

Localizar site dos clubes