Patrona ou Patronesse?

Adélia Antonieta Villas, patrona da Conferência Café para Albert Sabin
Adélia Antonieta Villas, patrona da Conferência Café para Albert Sabin

Logo Combinado CD_Sabin

Caros companheiros do Distrito 4571,

Quando de uma das últimas conferências distritais, Marlene Manso foi homenageada, assim como eu estou sendo na Conferência do Governador Claudio. E ficou definido que o termo a ser usado era Patrona.
Resolvi fazer uma rápida pesquisa para que usemos o mesmo termo, tanto na divulgação quanto nos meus textos.


Veja abaixo, pesquisa da internet:


PATRONA ou PATRONESSE?
Por Amorim Leite

Esta pergunta me é feita frequentemente: qual é o feminino de patrono? Sempre respondo que é patrona. Mas nem sempre a resposta satisfaz. A patrona, em geral, não sei a razão, não gosta de ser chamada assim. O fato é que, pela definição dos dicionários, patronesse, além de ser palavra estrangeira (francesa) não expressa suas atribuições.

Vejamos o que o Aurélio diz:

Patrono
V. padroeiro (2).
2. Advogado, em relação a seus clientes.
3. Na antiga Roma, o senhor, em relação aos seus libertos.
4. Bras. Escritor, artista ou cientista, sob a égide do qual estão as diversas cadeiras, nas academias e instituições congêneres:
    A cadeira no 23 da Academia Brasileira de Letras, da qual Machado de Assis é o fundador, tem como patrono José de Alencar.
5. Bras. Chefe militar ou personalidade civil escolhida como figura tutelar de uma força armada, de uma arma, de uma unidade, etc., cujo nome mantém vivas tradições militares e o culto cívico dos heróis:
Caxias é o patrono do Exército, Tamandaré é o patrono da Marinha e Santos Dumont é o patrono da Aeronáutica.
Patrona
Protetora, padroeira.


Patronesse (Fr)
Senhora que organiza ou patrocina festa ou campanha de beneficência.


A bem da verdade, saliente-se que o termo “patrona” aparece no dicionário duas vezes. Ele também significa cartucheira, bolsa de couro; patuá, etc. Porém, o que nos interessa aqui é chamar a atenção do leitor para o fato de que patronesse não tem o mesmo significado que patrono. Ou seja, o patrono não faz o que ela faz e vice-versa. Já patrona, sim. Ela é “protetora”, “padroeira”, justamente o que patrono é.

Ultimamente, tenho seguido o seguinte critério nos eventos que apresento: converso com a patrona, pergunto a ela como prefere ser chamada e me acerto. Ficará muito esquisito chamá-la para falar como “patrona” e, no decorrer do seu discurso, ela dizer: “Fico muito honrada em ser a ‘patronesse’ desta turma…” O pior é que, mesmo combinando antes, isso já aconteceu.

 

Adelia Antonieta Villas
Patrona da Conferência Distrital, 2021-22
Governadora Distrital 1998-99
Rotary Club do Rio de Janeiro Guanabara-Galeão

 

Tarja Data e Local

 

Clique AQUI para inscrever-se na Conferência!

Se precisar de ajuda, [email protected]

Localizar site dos clubes