Declaração de posicionamento do RI e da FR sobre a vacinação contra a Covid-19
Caros associados do Distrito 4571,
Compartilho com vocês a carta recebida do Presidente do Rotary International, Shekhar Mehta.
Nós vemos a decisão de nos vacinarmos como um dever cívico e humanitário. O Rotary não é uma organização política ou religiosa; é uma organização de serviços humanitários. E é por esta ótica que nós os informamos do nosso posicionamento.
- A vacinação global é o caminho para o fim da pandemia e do surgimento de novas variantes. O Rotary endossa e incentiva veementemente a vacinação para todos os indivíduos, inclusive nossos associados que podem ser imunizados contra a covid-19. Em áreas onde a doença avança, as comunidades estão enfrentado desafios extremos, os sistemas de saúde estão ficando sobrecarregados e a retórica contenciosa está nos dividindo. É fundamental que o vírus seja contido para que o mundo comece a se recuperar. Para isso, o propósito desta declaração é reforçar a posição do Rotary.
- A desinformação tornou-se uma “infodemia” que dificulta a luta contra a covid-19. Em consonância com a nossa Prova Quádrupla, o Rotary International e a Fundação Rotária estão comprometidos a fornecerem aos associados informações baseadas na ciência.
- Foi exigido que os funcionários do Rotary International no One Rotary Center se vacinassem até 10 de outubro de 2021, como critério para manutenção do vínculo empregatício após tal data. A taxa de vacinação dos funcionários do RI é de mais de 99%.
- Globalmente, o Rotary está engajado de forma ativa para garantir a equidade no acesso à vacina para todas as pessoas. Nossos esforços englobaram iniciativas de sensibilização com os países do G-20 e uma prova de conceito com a GAVI/COVAX, visando alavancar nossa experiência de linha de frente na erradicação da pólio e facilitar a entrega de vacinas em vários países de baixa e média renda onde os rotarianos atuam. Embora saibamos que muitos clubes já estejam profundamente envolvidos na prevenção da covid-19, temos trabalhado em estratégias adicionais para multiplicar os nossos esforços coletivos. A GAVI/COVAX, uma parceria que inclui a OMS e o UNICEF, concentra-se no acesso global e na entrega de vacinas contra a covid-19.
- As crianças para as quais as vacinas ainda não estão disponíveis correm um risco significativo. Por isso, a vacinação dos adultos é a melhor maneira de protegê-las no momento. As internações pediátricas por covid-19 estão aumentando rapidamente em áreas com baixos níveis de vacinação.
- O Rotary agradece os profissionais de saúde de todos os lugares por continuarem prestando serviços que salvam vidas. O reconhecimento local desses heróis por cada um dos nossos clubes pode incentivá-los a continuarem seu importante trabalho. O Rotary abomina qualquer tipo de assédio e ataques a profissionais de saúde.
- Os Rotary e Rotaract Clubs são incentivados a:
- darem bons exemplos e inspirarem condutas louváveis;
- redobrarem seus esforços em apoio a atividades de prevenção, tratamento e vacinação referentes à covid-19.
- As vacinas provaram ser um dos maiores avanços da medicina moderna. A Organização Mundial da Saúde estima que tais imunizantes salvem de 2 a 3 milhões de crianças por ano, e a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio estima que a vacina contra a paralisia infantil tenha salvado mais de 19 milhões de crianças da doença. As vacinas são seguras, eficazes e responsáveis por eliminar ou controlar muitas outras doenças passíveis de prevenção, como varíola, sarampo, rubéola e ebola, e agora nos dão a oportunidade de acabar com a pandemia de covid-19.
- A erradicação da pólio continua sendo a meta prioritária do Rotary. Nós podemos continuar aplicando as lições aprendidas com o combate à pólio ao enfrentamento da covid-19.
Atenciosamente,
Shekhar Mehta John Germ
Presidente, Rotary International Chair, Fundação Rotária
Claudio Mauricio Zyngier
Governador do Distrito 4571, 2021-22






