Empoderamento de Meninas
Nas iniciativas presidenciais 2021-22 do Rotary International, o presidente Shekhar Mehta convocou rotarianos para serem embaixadores do empoderamento de meninas, defendendo o empoderamento delas, motivando a aplicação de recursos nos distritos e nos clubes de Rotary e registrarmos as histórias de sucesso. Mehta está incentivando os associados do Rotary a causarem transformações por meio dos serviços humanitários. Seu Lema, Servir para Transformar Vidas, pede que participemos de projetos por meio dos quais possam fazer a diferença em nossas comunidades.
LINKS de Recursos Disponíveis no My Rotary
- Iniciativa de empoderamento de meninas Atribuições e responsabilidades dos embaixadores (PDF)
- Pontos importantes sobre o empoderamento de meninas (PDF)
- Apresentação sobre o empoderamento de meninas (Power Point)
- Folheto 'Empoderamento de Meninas" (PDF)
- Guia de Proteção a Jovens do Rotary (PDF)
- Como adicionar um projeto no Rotary Showcase (PDF)
O MUNDO ESTÁ OLHANDO E REAGINDO A ESTA IMPORTANTÍSSIMA CAUSA
Ontem, 8 de dezembro, o Prêmio da Unesco 2021 para a Educação de Meninas e Mulheres foi entregue à iniciativa Girl Move Academy, em Maputo, Moçambique. A outra premiada foi a ONG brasileira Reprograma que incentiva a atuação de mulheres no setor de tecnologia no Brasil e avança para cobrir a América Latina.
Mara Santos, a gestora de parcerias da Girl Move Academy, resumiu a atuação junto a 50 mil meninas em Nampula, a mais populosa província de Moçambique: “Círculos de mentoria entre jovens raparigas e mulheres de diferentes gerações que se inspiram e se ajudam mutuamente, promovendo novos modelos de referência demonstra ser eficaz no combate à maternidade infantil, uniões prematuras assim como têm contribuído para um aumento significativo na taxa de transição escolar das raparigas do ensino básico para o ensino secundário.”
Segundo o informativo da Nações Unidas, "para o caso da ONG do Brasil, a distinção da Unesco atribuída a pessoas, instituições e organizações que promovem a educação e direitos reconheceu o alcance a 10 mil mulheres. A Reprograma atua para eliminar a lacuna de gênero e diversificar equipes das empresas do setor de tecnologia. Na sociedade civil, a ONG pretende aumentar a igualdade de gênero e promover a transformação sustentável, ao capacitar suas beneficiárias."
No Distrito 4571, disponibilizamos o e-mail [email protected] para que os Clubes de Rotary, empresas que desejarem se tornar parceiras, e a comunidade em geral, possam ter um canal de comunicação direto com a Subdiretoria de Empoderamento das Meninas, por meio da companheira Anile Ossorio Dominguez, representante distrital para esta função e associada do Rotary Club do Rio de Janeiro-Dois Irmãos.






