O Papel da CADRE Distrital

Escreveu Mário César de Camargo¹ (2017), então curador 2015-19 da Fundação Rotaria: Três anos depois de implantado o Plano Visão de Futuro, nossos distritos ainda carecem de gente habilitada a escrever Subsídios Globais dentro das normas.

Segundo Ray Klinginsmith² (2017), então Chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, o Plano Visão de Futuro teve início em 2010-11 com 100 distritos pilotos. Seu lançamento mundial aconteceu no ano rotário 2013-14 e foi criado para remediar alguns pontos fracos dos programas da nossa Fundação Rotária, particularmente a morosidade no processamento de pedidos de Subsídios Equivalentes. Ele veio para simplificar os programas da Fundação e reduzir o tempo de processamento dos pedidos de subsídio.

Conforme o Marcelo Haick³ (2021), curador 2021-23 da Fundação Rotária, nos últimos anos, temos visto um aumento significativo na elaboração de projetos de Subsídio Global, talvez como consequência dos treinamentos, do maior acesso à página de projetos no Meu Rotary, das feiras de projetos e da comunicação por meios eletrônicos, além da consolidação do modelo de CADRE Distrital, com ação direta nos clubes. 

Diante do exposto, a CADRE Distrital pode contribuir para uma melhor eficácia dos projetos de subsídios, desde a escolha da Área de Enfoque, o levantamento das necessidades da comunidade e a mensuração do impacto do projeto, conforme Figura 1.

O papel da CADRE distrital

Figura 1: Modelo para Contribuição da CADRE Distrital.

A partir do Plano Visão de Futuro, a renovada missão da Fundação Rotária criou formas mais eficientes de ajudar os rotarianos a lançar projetos de maior impacto e sustentabilidade. Os clubes e distritos que requisitarem subsídios globais deverão apresentar uma breve proposta de projeto à CADRE Distrital, antes de efetivamente solicitarem as verbas. O objetivo dessa ação é determinar preliminarmente se a atividade se enquadra em uma das Áreas de Enfoque e, assim, assegurar que um maior número de pedidos seja aprovado.

Segundo o Marcelo Haick (2021), o desafio que se coloca para nossas lideranças é o desenvolvimento de um alinhamento entre os projetos de Subsídio Global e os pilares estratégicos de nosso Plano de Ação.

A despeito dos muitos malefícios trazidos pela pandemia do COVID-19, uma experiência que com certeza veio para ficar são as reuniões realizadas on-line. Estas, poderão contribuir muito com a forma de comunicação da CADRE Distrital ao atingir um maior número de pessoas independente do lugar que elas estejam. Com certeza, várias atividades podem e serão desenvolvidas em conjunto com os clubes, inclusive já são percebíveis nesse “novo normal”.  

Por fim, concluo, utilizando as sábias palavras de  Ray Klinginsmith (2017), os rotarianos são os clientes da Fundação Rotária, e é nosso dever prestar-lhes os melhores serviços.

 

 

Dante Bachi Junior
Presidente da Subcomissão Distrital de Subsídios e Projetos,
e da CADRE Distrital, 2021-22

 

 

(¹) Artigo: Montando Subsídios Globais com Sucesso, publicado na revista Rotary Brasil (junho, 2017).

(²) Artigo: Avaliação do Plano Visão de Futuro, publicado na revista Rotary Brasil (junho, 2017).

(³) Artigo: Inspirando-se no passado para planejar o futuro, publicado na Rotary Brasil (agosto,2021).

Localizar site dos clubes