O novo trabalho veio para ficar e os jovens inovadores estão nos mostrando como será
As mudanças necessárias em nossas reuniões rotárias, alternando-se do modo presencial para o virtual ou adotando-se o modelo híbrido, instalou-se em Clubes de Rotary, assim como em várias empresas de pequeno ao grande porte. Alguns dos apontamentos da escritora Ronkie Babajide, apaixonada por Trabalho e Estratégias de Carreira Feminina, em sua coluna no medium, nos levar a refletir como essa situação enfluenciará futuras decisões acerca do Desenvolvimento do Quadro Associativo. Confira a matéria, estimatia em 6 mim de leitura.
-----------------
Enquanto muitas empresas tradicionais ainda estão bufando com a ideia de deixar seus funcionários decidirem por si mesmos onde preferem trabalhar, a Big Tech e os jovens inovadores já estão derrubando a casa. Empresas como a australiana Atlassian, Slack, Salesforce, SAP, Microsoft ou VMware anunciaram que seus funcionários terão uma palavra a dizer sobre como preferem trabalhar.
As escolhas que eles oferecem variam, mas todos inc l ude alguma forma de opção de trabalho remoto. Algumas empresas exigem alguns dias semanais no escritório (por exemplo, Siemens, Microsoft). Outros oferecem a seus funcionários a opção de modelos no local, totalmente remotos ou híbridos / flex (por exemplo, HubSpot, VMware, Salesforce).
Os benefícios dos primeiros modelos remotos
Dropbox, Coinbase, Slack e Atlassian estão entre as empresas que adotaram uma estratégia de primeiro controle remoto e oferecem flexibilidade total a seus funcionários. Em abril, a Atlassian anunciou que seus funcionários teriam permissão para trabalhar em qualquer lugar do mundo. Eles só esperam que eles venham ao escritório 4 vezes por ano.
No final de abril, a gigante de tecnologia australiana Atlassian anunciou uma política de trabalho remoto que permitiria a sua equipe global de 5.700 trabalhar em qualquer lugar do mundo.
Se você está se perguntando como isso pode funcionar, você precisa entender que a Atlassian conduziu sua estratégia de trabalho remoto por muito tempo. Eles pegaram seus aprendizados e experiências para criar um Manual que descreve claramente como suas equipes trabalham juntas no dia a dia.
“Na semana passada, o Canva fez o mesmo, introduzindo um modelo de trabalho flexível onde as equipes têm liberdade para escolher sua estratégia de trabalho. O Canva espera que seus funcionários apareçam no “centro do Canva mais próximo” cerca de oito vezes por ano.
A empresa chamou a mudança de parte de sua “abordagem de longo prazo para o futuro do trabalho”, onde se concentrará na flexibilidade e conexão e abolirá todas as regras formais sobre atendimento ao escritório. Esses modelos oferecem uma liberdade antes inimaginável para trabalhadores jovens e flexíveis que agora têm a opção de escolher trabalhar em qualquer local que quiserem. Se mais empresas seguirem esse modelo, os trabalhadores poderão traçar planos de vida inteiramente novos. Em vez de forçar as pessoas a se mudarem para cidades lotadas para trabalhar, agora temos a oportunidade de revitalizar as comunidades rurais.
É provável que vejamos uma casta inteiramente nova de nômades digitais.
As áreas de baixa renda agora podem reter as populações mais jovens e famílias jovens. Pessoas jovens e bem-educadas terão a chance de permanecer em suas cidades e construir uma vida lá. Eles não terão mais que escolher entre morar perto da família e amigos e trabalhar em indústrias bem remuneradas.
Se trabalhadores bem pagos levarem sua renda para comunidades envelhecidas, isso poderia trazer de volta escolas, negócios locais e lojas. Isso tira a pressão das áreas metropolitanas e torna a vida nessas áreas mais acessível e atraente.
Provavelmente veremos uma casta inteiramente nova de nômades digitais. Além dos jovens influenciadores autônomos e criativos que já gostam desse estilo de vida, veremos um novo grupo. Funcionários flexíveis com renda fixa que se mudam para lugares com melhor qualidade de vida. Ainda usufruindo dos benefícios de uma renda fixa e seguro saúde.
“O talento ainda existe em qualquer lugar que simplesmente não precise existir a menos de 50 quilômetros de um escritório existente”, disse o co-fundador e co-presidente-executivo da Atlassian, Scott Farquhar.
Escolha é Rei
A pandemia mostrou que nem todos prosperam em um ambiente completamente remoto. As pessoas relataram não se sentir mais conectadas à empresa e aos colegas.
Alguns sofreram depressão, esgotamento e outros problemas de saúde mental devido a requisitos de trabalho remoto. Especialmente os trabalhadores que vivenciaram a microgestão ou a sensação de estar disponível o tempo todo sofreram resultados negativos.
Mesmo pessoas como eu, que trabalham em situações híbridas ou remotas há muito tempo, sentiram o impacto do isolamento forçado e da interação 100% online com clientes e colegas. O trabalho remoto requer a adaptação da forma como trabalhamos em ambos os lados
Modelos baseados em confiança, estratégias obrigatórias de fim do dia / fim de comunicação, reuniões curtas obrigatórias com agendas e resultados claros podem ajudar a mitigar o estresse que o trabalho remoto pode causar no cérebro e na saúde dos funcionários.
As empresas precisam estar cientes de que as pessoas são diferentes e têm necessidades diferentes.
A escolha é a chave para a satisfação do funcionário.
As pessoas que prosperam por meio da interação com outras pessoas devem ter a opção de trabalhar no escritório. Por outro lado, se um funcionário tem um trajeto de uma hora em cada direção, fazê-lo vir ao escritório para se sentar em uma mesa sem um bom motivo pode diminuir sua satisfação a ponto de desistir. Especialmente quando outras empresas no espaço estão anunciando publicamente modelos de trabalho flexíveis.
Iniciando uma discussão sobre o futuro do trabalho
Os detalhes do futuro do trabalho são o assunto de uma discussão contínua. Uma discussão em que todos devem participar.
As empresas veem benefícios claros em termos de economia de espaço para escritórios e contracheques. Isso vem além do aumento de 70% na produtividade que as empresas relataram em um estudo de Standford .
Os números explicam por que as empresas com visão de futuro estão ansiosas para manter sua força de trabalho fora dos escritórios.
Na semana passada, escrevi sobre o plano do Google de cortar os salários dos funcionários que planejam trabalhar remotamente e se mudar para áreas mais baratas.
Pessoalmente, acho que essa é uma estratégia sensata para proteger as comunidades de serem exploradas por pessoas com rendas muito mais altas do que seus vizinhos, criando uma nova divisão social Muitas pessoas acham que o Google está errado. Um dos principais argumentos é que o trabalho de um funcionário deve ter o mesmo valor, não importa onde ele trabalhe. E isso é absolutamente verdade. Mas há uma diferença entre o número de dólares ou euros que alguém ganha e o valor desse dinheiro.
Tendo a considerar outros fatores como qualidade de vida, economia de tempo e, o mais importante, o poder de compra do dinheiro. Eu não me importo quanto eu realmente ganhe. O número não significa absolutamente nada. Sou feliz desde que tenha a mesma qualidade de vida e mais liberdade para escolher como trabalho. O Facebook e o Twitter também planejam adotar essa estratégia. Em contraste, outras empresas como a Reddit planejam seguir o caminho oposto. Isso está gerando uma discussão muito saudável.
Facebook (FB.O) e Twitter (TWTR.N) também cortaram salários para funcionários remotos que se mudaram para áreas menos caras, enquanto empresas menores, incluindo Reddit e Zillow (ZG.O) mudaram para modelos de pagamento independentes de localização , citando vantagens quando se trata de contratação, retenção e diversidade
Também há benefícios claros para os funcionários. Mais opções para quem trabalhar. Mais tempo livre para amigos e família. Morar em áreas com maior qualidade de vida. Oferecendo apartamentos ou casas maiores. Se bem feito, ambos os lados podem se beneficiar de modelos de trabalho flexíveis. Todos nós precisamos moldar o futuro do trabalho em conjunto para que todos se beneficiem.
Resta saber onde a jornada nos levará. Mas todos devem participar dessa discussão para garantir que suas necessidades sejam atendidas.A pandemia nos apresentou uma oportunidade única de repensar como trabalhamos, como as empresas funcionam, onde trabalhamos, quantas horas trabalhamos e como somos gerenciados. Vamos aproveitar esta oportunidade para criar o melhor futuro de trabalho possível para todos nós.
-----------------
ilustração de sophon.k no freepik






