Como seu Clube pode engajar-se na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável?

As Nações unidas consideram que os jovens desempenham um papel fundamental na formulação da Agenda 2030, sendo o seu envolvimento fundamental para garantir um desenvolvimento sustentável.
As Nações unidas consideram que os jovens desempenham um papel fundamental na formulação da Agenda 2030, sendo o seu envolvimento fundamental para garantir um desenvolvimento sustentável.

Um grupo de estudantes e de jovens profissionais na cidade brasileira de Curitiba, capital do Paraná, está promovendo a sustentabilidade como chave para uma recuperação resiliente pós-pandemia. A equipe faz parte da Rede Jovem da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad. O representante do grupo, Matheus Felipe Falasco, explica que para garantir que “as gerações futuras tenham uma vida digna e de alta qualidade, é essencial a transição para uma sociedade sustentável”.

Os Clubes de Rotary, Rotaract e Interact discutem sobre o tema e entram em Ação nas comunidades com as quais interagem. Com a aproximação do Dia Internacional da Juventude que será celebrado neste 12 de agosto, fica a dica para que os Clubes de Rotary intensifiquem as reuniões conjunta com o Rotaract e Interact a fim de ampliarem o conhecimento e ações sobre o tema da Agenda 2030. As Nações Unidas destacam como os jovens podem trazer soluções para a problemas globais. Por meio de visitas on-line e conversas nas redes sociais é possível ensinar práticas sustentáveis para ajudar com o cumprimento da Agenda 2030. 

Década da Ação

“A gente trabalha com educação, principalmente um dos nossos projetos tem esse intuito de conscientizar os jovens sobre a importância do desenvolvimento sustentável, mas não para aí. A gente quer que de fato o jovem coloque a mão na massa e possa, além de identificar esses problemas, ele possa criar soluções.” 

O representante do grupo Unctad, Matheus Felipe Falasco, explica que para garantir que “as gerações futuras tenham uma vida digna e de alta qualidade, é essencial a transição para uma sociedade sustentável”.  A sétima Área de Enfoque: Meio Ambiente, do Rotary International corrobora com a afirmação de Falasco. As pessoas com menos de 30 anos representam quase um terço da população global. Para o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, os jovens são “campeões da sustentabilidade”.

 

créditos: adaptação de Florence Westergard
fonte: Onu Info

Localizar site dos clubes