Cronologia | Dia dos Pais
Neste segundo domingo de agosto, comemoramos o “Dia dos Pais”.
Este dia tem origem semelhante ao “Dia das Mães”, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Dizem que sua origem remota é da Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila um presente com dedicatória desejando saúde e longa vida a seu pai.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha de um veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar à luz seu sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos, sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos, e assim o primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano - 1910, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos. Em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial reconhecendo o Dia dos Pais para comemoração nacional. Como o Dia das Mães comemora-se no segundo domingo de maio, foi escolhido o segundo domingo de agosto para homenagear o Dia dos Pais.
No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering, que era rotariano, e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, patriarca da família. A mais conhecida homenagem aos pais é um texto do general Douglas MacArthur, herói da segunda guerra mundial, homenageando seu filho – a “Prece de um Pai por seu Filho” - como a sua mais pura e sólida herança. É o seguinte:
“Fazei, Senhor, de meu filho um homem tão forte que saiba quanto é fraco e bastante fraco para se enfrentar a si mesmo quando tiver medo; um homem altivo e inflexível quando for derrotado numa luta honesta, e humilde e manso quando for vitorioso.
Fazei de meu filho um homem cujos desejos não tomem o lugar dos atos; um filho que Te conheça - e saiba que se conhecer a si mesmo é a pedra fundamental de toda a sabedoria.Conduza-o, rogo-te, não por caminhos fáceis e cômodos, mas sobre a pressão e o incentivo das dificuldades e das lutas. Ensina-o a manter-se durante as tempestades; ensina-o a ter compaixão dos que falham.
Fazei de meu filho um homem de coração limpo e idéias elevadas; um filho que queira dominar a si mesmo antes de querer dominar os outros homens; que anteveja o futuro, mas sem jamais esquecer o passado. E depois que ele for senhor de tudo isto, dá-lhe, rogo-te, bastante senso de humor para que ele possa sempre ser sério, sem contudo, encarar a si mesmo com excessiva severidade. Dá-lhe a humildade, a simplicidade da verdadeira grandeza, o espírito compreensivo da verdadeira sabedoria e a bondade da verdadeira força.
Então eu, seu pai, ousarei murmurar: “Não vivi em vão.”
Assim é que devemos valorizar o tempo de agora com os pais, especialmente os idosos. Paciência com eles quando se recusam a tomar os remédios, quando falam interminavelmente sobre doenças, quando se queixam de tudo. Abrace-os apenas, enxugue as lágrimas deles, ouça as histórias, mesmo que sejam repetidas, e dê-lhes atenção, afeto...acredite: dentro daquele coração brotarão todas as flores da esperança e da alegria.
Em outros países também se comemora o Dia dos Pais à sua maneira e tradição. Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Os portugueses não dão muita importância para esta comemoração. No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes. Na Argentina, a data é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes. Já na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu ao embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho. O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial, e na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa). No Paraguai, a data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes, e no Peru é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
E para concluir, eis o que o filho pensa do pai:
- Aos 7 anos – “Papai é grande! Sabe tudo”
- Aos 14 anos: “Parece que Papai se engana em certas coisas que diz”
- Aos 21 anos: “Papai está um pouco atrasado em suas teorias. Não são desta época”.
- Aos 25 anos: “O ‘coroa’ não sabe nada. Está caducando, definitivamente”
- Aos 35 anos: “Com minha experiência, papai já seria milionário”
- Aos 45 anos: “Não sei se consulto o ‘velho’, talvez pudesse me aconselhar”
- Aos 55 anos: “Que pena que Papai tenha morrido... a verdade é que ele tinha idéias notáveis”
- Aos 60 anos: “Pobre Papai! Era um sábio! Como lastimo tê-lo compreendido tão tarde”
Neste segundo domingo de agosto, feliz Dia dos Pais, queridos companheiros e companheiras!
Eduardo Mayr
Diretor Distrital de Serviços Jurídicos, 2021-22
Associado do Rotary Club de Copacabana






