Informação é base para o desenvolvimento comunitário
Quando falamos de combate a doenças, não basta haver métodos de prevenção e de tratamento disponíveis e gratuitos. É preciso que as pessoas saibam de sua existência e da importância de utilizá-los. É por isso que a campanha #InformaçãoSalvaVidas foca na disseminação de informações verificadas sobre a Covid-19, retiradas do site da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
A OPAS atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão da Organização das Nações Unidas com o qual o Rotary tem um longo histórico de parceria no combate à poliomielite.
A pandemia de Covid-19 já tirou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, e apenas a vacinação em massa pode conter a disseminação do vírus e o aumento no número de mortes.
Enquanto cientistas de diversos países trabalham no desenvolvimento e produção das vacinas contra o coronoavírus, cabe a nós, membros da sociedade civil, atuar para que nossas comunidades não apenas tenham acesso, como estejam dispostas a receber os imunizantes.
A recusa em receber a vacina é muitas vezes alimentada por medo, fruto da desinformação ou de informações falsas que chegam facilmente pelas redes sociais. Por isso, é fundamental que usemos estes mesmos canais para promover informações verificadas e baseadas na ciência.
Somente com um grande número de pessoas imunizadas, a pandemia poderá chegar a um fim. E somente com o fim da pandemia, poderemos retomar normalmente nossas atividades, nossos empregos, nossas vidas.
O Rotary é formado por Pessoas em Ação e, neste momento, nenhuma ação é tão necessária quanto a de imunizar a população mundial contra a Covid-19. Você pode ajudar promovendo informações que façam nossas comunidades entenderem a importância e a eficácia das vacinas. Junte-se a nós nesta campanha!
*Aurea Santos é jornalista, mestre em Desenvolvimento Internacional pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris e especialista em Comunicação no escritório do Rotary International no Brasil.
fonte: https://informacaosalvavidas.com.br/blog/






