Nota de Esclarecimento: mLabs e contas dos Clubes de Rotary
Nos últimos dias, a Fan Page do Distrito 4.571 e dos Clubes de Rotary no Facebook que utilizam a plataforma de gestão de mídias sociais mLabs, tiveram parte de suas publicações ocultadas pela empresa Facebook que administra também o Instagram e o WhatsApp. Hoje, dia 12 de junho, o conteúdo já foi restaurado e a empresa mLabs esclarece que acionou o time técnico e jurídico para buscar contato com o Facebook uma vez que, somente APÓS A PENALIZAÇÃO, recebeu uma notificação extrajudicial da sede do Facebook, nos EUA, informando que o APP da mLabs estava sendo desativado da central de integrações por estar “infringindo os Termos de Uso do Instagram ao coletar indevidamente dados dos usuários, entre eles login”.
Considerando o cenário, a mLabs ESCLARECE os seguintes pontos:
1: A MLABS É UMA EMPRESA/DESENVOLVEDOR HOMOLOGADO PELO FACEBOOK
"Desde o início da mLabs, em 2015, nossa operação dentro da rede social Facebook está balizada nos recursos oferecidos via API e assim acontece, uma vez que a plataforma obteve homologação para acesso à API, conforme comprovantes disponíveis no link https://www.mlabs.com.br/comunicado."
2: SOBRE A OPERAÇÃO DA MLABS NO INSTAGRAM
"Diferente do Facebook, a API DO INSTAGRAM NÃO OFERECE meios que permitam o agendamento de todos os recursos para Stories e, apenas no dia 02/06/2021, disponibilizou recursos para gestão de mensagens privadas no Instagram (não dando à mLabs qualquer aviso ou tempo de adequação).
3: SEGURANÇA NOS DADOS
"Ressaltamos que a o tratamento desses dados acontece de maneira lícita, sendo todos ARMAZENADOS DE FORMA ANONIMIZADA, RESPEITANDO A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS, e seu uso é restrito para ações reconhecidamente necessárias pelos empreendedores e profissionais de marketing.
Reforçamos também que amLabs NÃO SE APROPRIA DESSES DADOS PARA PRATICAR QUAISQUER AÇÕES QUE PREJUDIQUEM A EXPERIÊNCIA DESEJADA DENTRO DO INSTAGRAM, uma vez que não realizamos ações de automação para ganho indevido de seguidores, respostas automáticas e uma série de práticas indesejáveis pelo Facebook.
Concordamos e compactuamos com o uso democrático, saudável, lícito e livre das mídias sociais e acreditamos atender, através dos nossos serviços, a UMA JUSTA DEMANDA DO MERCADO, principalmente neste momento de Pandemia, onde hospitais, órgão públicos, ONGs e milhares de pequenos negócios usam nossos serviços para se comunicarem de forma planejada.
Ressaltamos também que o mesmo acontece com diversas outras plataformas – concorrentes diretos e indiretos da mLabs (nacionais e internacionais) – que sustentam sua operação no Instagram ofertando os mesmos serviços eCOLETANDO da mesma forma – RESPONSÁVEL E CONSENSUAL – dados de LOGIN dos usuários."
4: NOSSO POSICIONAMENTO
"Entendemos que a tratativa do Facebook sobre o caso da mLabs é ARBITRÁRIA e, acima de tudo, INCOERENTE, uma vez que a própria rede social é também PLATAFORMA DE SERVIÇOS CONCORRENTES e vem desenvolvendo recursos nativos para que seus usuários possam realizar as mesmas ações hoje possibilitadas pela mLabs.
Apesar de o Facebook já estar revogando a ação de ocultar posts das páginas dos usuários da mLabs, continuamos reforçando nossa inconformação com a abordagem deliberada e abrupta por eles aplicada, que não incorreu nenhum aviso prévio à mLabs e prejudicou, de forma direta e intempestiva não apenas a nossa plataforma, mas cerca de 332 mil empreendedores e marcas que confiaram nos serviços da mLabs e, acima de tudo, no ecossistema da PLATAFORMA FACEBOOK.
Informamos também que, apesar do retorno das postagens aos feeds do Facebook, nosso acesso à API do Facebook ainda não foi regularizado o que significa que os agendamentos dos nossos clientes para a rede social podem não ocorrer. Nos comprometemos a seguir com as tratativas para o caso, trazendo novas informações assim que houver."
"Lamentamos profundamente – e novamente – pela maneira com que o Facebook agiu, punindo não apenas a mLabs em sua operação essencial, mas principalmente, as mais de 330 mil marcas que depositam sua confiança, investimentos e esforços não só em nossa plataforma mas, principalmente, nas mídias sociais do grupo Facebook. Convidamos nossa base de clientes, parceiros, seguidores e simpatizantes a, junto conosco, reforçarem a solicitação de retorno dos conteúdos às suas Fan Pages através da central de atendimento do Facebook, link.
A Comissão de Imagem Pública do Distrito 4.571 acompanha o desenrolar dos acontecimentos e se solidariza com a empresa mLabs instalada em nosso distrito e que, desde 2017, oferece gratuitamente os recursos da sua plataforma de gerenciamento de mídias digitais para os Clubes de Rotary. A presença digital do D.4571 no Facebook, LinkedIn, YouTube entre outras mídias digitais em carater experimental, só foi possível alcançar os patamares atuais devido o acesso aos recursos disponibilizados pela mLabs.
Nesse cenário de COVID-19, com perdas lamentáveis de vidas de companheiros desta comissão e outros tantos pedidos de afastamento de membros, pelos mais variados motivos (saúde, econômico e emocional), o avanço da presença digital distrital não estagnou, porque ferramentas como a mLabs continuaram a prestar com eficiência o apoio necessário para caminhamos em plena crise com a equipe reduzida.
Estimamos que o empresário Rafael Kiso, fundador e CMO da startup joseense, e toda equipe de funcionários possam ser reparados. Assim como, os clientes da plataforma que ainda não tiveram os conteúdos restabelecidos nas Fan Pages. A mLabs continua sendo parceira do Rotary Distrito 4.571 e seguiremos com os planos divulgados nos treinamentos 2021-22 pela Equipe da Diretoria de Imagem Pública (EDIP). Possibilidade de planos de opções, se forem necessários, e backup da grade antecipada de postagens configuram o planejamento da nova equipe distrital de Imagem Pública para o próximo ano rotário.
Patricia Pereira Silva
Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública, 2020-21






