MERCADO DE TRABALHO - PALESTRA SOBRE PROFISSÃO DE PSICANALISTA
por Rotary Club de Angra dos Reis
Em prosseguimento ao Projeto de Profissões e Mercado de Trabalho, aconteceu ontem, dia 18 de setembro, a palestra do Psicanalista Sérgio Pereira, no Centro Educacional de Mambucaba, com o apoio da diretora Lygia Guimarães e promovida pelo Rotary Club de Angra dos Reis, Os rotarianos Antônio Marques Mesquita, Rita de Cássia Rocha de Abreu e Sônia Andrade Marques Mesquita estiveram presentes.
Este consagrado profissional que atua em Angra dos Reis e trabalha com psicoterapia holística, hipnoterapia e psicanálise clínica já auxiliou muitos clientes a saírem de quadros de depressão e os mais diversos males.
Demonstrou para os presentes como é seu trabalho, com algumas práticas entre os participantes da audiência. A curiosidade foi demonstrada por diversas perguntas direcionadas ao palestrante que se mostrou extremamente simpático e solicito em responder todas as dúvidas sobre sua profissão.
Sérgio lembrou a todos que as dores e os problemas estão no inconsciente. Então, é lá que devemos acessar para curar-nos. Isto se faz principalmente com relaxamento profundo e algumas vezes tirando o foco do problema para que o paciente relaxe e diga o que o incomoda.
Fez uma analogia comparando o consciente com a memória RAM do computador e o inconsciente onde está tudo que o ser vive, mesmo que ele não se lembre, com o HD. Ou seja, acrescentou ele, "para tratar o que está no inconsciente é preciso desligar o consciente".
Ao relatar sobre depressão, mal tão comum em nossos dias, Sérgio Pereira salientou que esta moléstia é preocupação com o passado. Algo guardado que a própria pessoa bloqueou.
Frisou o psicanalista que na verdade ele não trata de ninguém: "Quem trata de você, é você mesmo. Você cria bloqueios que provocam doenças. Eu somente mostro a você como desbloquear, mas só você pode querer"
Sobre a carreira que escolheu ele declara que investiu com profissionalismo no que desejava fazer e que este é o caminho para alcançar suas metas profissionais.
Maria Fernanda Moura, 18 anos, foi uma das hipnotizadas durante o evento e disse que acredita na técnica e que traz resultados.
Ao demonstrar com uma prática que os estudantes poderiam levantar facilmente um jovem de 83Kg apenas com o poder da palavra, deixou a mensagem: "Tudo que formos fazer na vida devemos riscar a palavra Talvez e Não e afirmar no lugar: EU POSSO, EU CONSIGO!"






